← back to the blog


Código de conduta

Postado em Código de conduta

NodeGirls é um evento que tem como objetivo proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para as mulheres que desejam conhecer ou aprender mais sobre Node.js, livre de qualquer tipo de assédio, independente de identidade de gênero, orientação sexual, deficiência, aparência física, composição corporal, raça, classe social, religião e qualquer representação de diversidade. A nossa busca é pelo incentivo e aumento do protagonismo feminino na comunidade de desenvolvimento de software, mas além disso promover um rede de apoio e sororidade para todas as mulheres envolvidas.

NodeGirls é um evento aberto para todos os públicos e GRATUITO contanto que todos os participantes estejam cientes dos nossos objetivos principais e do protagonismo feminino. Nenhuma forma de assédio será tolerada.

Conteúdo e imagens de cunho sexual e/ou erótico não são apropriados em nenhuma parte do treinamento, sejam em palestras, material institucional de patrocinadores e de qualquer entidade envolvida no evento.

Seja gentil com as outras pessoas. Não insulte ou desestimule outras pessoas. Não publique fotos constrangedoras de outras pessoas sem o consentimento delas. Lembre-se que piadas de assédio, identidade de gênero, sexismo, racismo e exclusão são estritamente proibidas no evento.

Qualquer participante que violar estas regras será repreendido ou até expulso do evento sem nenhuma forma de restituição, a critério da organização.
 
Reportando assédio

Se você for assediada ou assediado, perceber que outra pessoa nesta situação, ou tem outras preocupações, por favor, fale com uma das pessoas da organização o mais rápido possível.  A equipe está bem informada em como lidar com o incidente e em como agir com a situação. As  organizadoras da conferência terão o prazer de ajudar as pessoas participantes a entrar em contato com a segurança local ou ajudar a garantir o cumprimento da lei local, fornecer escoltas ou ajudar aquelas pessoas que vivenciaram o assédio a se sentirem seguras durante todo o evento. A gente se importa com você e não queremos que nada estrague a sua experiência no evento.
 
Para vir conosco, saiba que

Você precisa concordar e ser entusiasta da luta contra a discriminação da mulher em todas as esferas da sociedade e apoiar o protagonismo feminino na comunidade de desenvolvimento de software.
 
Aos participantes homens do evento

NodeGirls não é um evento exclusivo para mulheres, homens podem participar do evento e na divulgação dessa iniciativa, mas lembre-se o objetivo é o protagonismo feminino nesse dia. Então, o evento adota como política a inserção somentes de mulheres como palestrantes, na organização e na dinâmica pós-evento, além disso, se você se identifica com nossa iniciativa tome cuidado com possíveis acidentes que possam ocorrer, como não subestimar estas mulheres, não interrompê-las, não se apropriar de falas delas, entre outros.
Fique atento, estamos aqui para promover e incentivar o protagonismo das mulheres, lembre-se disso.